Esta loja participante do Wish Local oferece conforto e normalidade para crianças adotivas

A Fosters reStore começou como um simples gesto de bondade. Quando David e Christine Fricke começaram a abrir a sua casa para crianças adotivas, perceberam uma tendência perturbadora. As crianças muitas vezes eram deixadas só com a roupa do corpo. 

David entrou em contato com outros pais adotivos e descobriu que isso era comum. As crianças não tinham outra opção senão usar as mesmas roupas todos os dias na escola até que seus novos pais adotivos tivessem a oportunidade e o dinheiro para comprar roupas novas.. As roupas batidas e gastas marcavam as crianças com um estigma social que parecia particularmente cruel em um momento já traumático de suas vidas. Depois de várias saídas desesperadas para ir às compras tarde da noite com crianças recém-chegadas, David teve uma ideia.

David e Christine entraram em contato com membros da sua comunidade no Wisconsin e em pouco tempo conseguiram ter uma garagem cheia de roupas doadas que foram disponibilizadas para crianças locais que chegavam ao acolhimento familiar. Mas eles perceberam que uma garagem cheia de caixas e sacolas não era a solução ideal. 


“Eu pensei: “Como vamos melhorar a noção de valor próprio da criança adotiva ao fazê-la se afundar em uma sacola de roupas? Isso não é produtivo e não ajuda a nossa missão de dar às crianças algum controle sobre suas vidas em um momento em que elas não têm nenhum controle”, conta David. Então trouxeram cabideiros, expositores e levaram a operação para uma loja desativada na empresa gráfica da família. Ali nascia a Fosters reStore.

Desde sua inauguração, a Fosters reStore cresceu e se transformou em uma megastore de 2.230 metros quadrados em Racine, no Wisconsin. A loja vende de tudo, de roupas a brinquedos e utensílios domésticos. Ao abrir as vendas ao público, os Fricke conseguem financiar o suporte contínuo às crianças em lares adotivos. Cada criança adotada recebe um crédito mensal que pode ser usado para adquirir roupas de forma totalmente gratuita.

Os Fricke cuidam da loja para que esteja sempre limpa, bem iluminada e organizada. A loja parece mais com uma loja de departamentos do que com um brechó comum. As crianças podem escolher roupas que sirvam direito e com o estilo que gostam, e essa experiência oferece dignidade e um senso de individualidade a elas.

Como uma organização sem fins lucrativos, a Fosters reStore opera com margens muito pequenas. Sem orçamento para publicidade, os Fricke ingressaram no Wish Local para ajudar a aumentar a conscientização e o tráfego de clientes na loja. “Colocamos o balcão da Wish no fundo da loja, para que as pessoas tenham que andar pela loja inteira antes de retirarem seus pedidos. Funcionou muito bem. Desde o início começamos a ter mais clientes do que jamais tínhamos tido”, diz David. “Temos clientes frequentes da Wish que agora são clientes frequentes da nossa loja. Isso aumentou os nossos resultados de vendas, mas os benefícios de marketing [que o programa oferece] foram incríveis”.

Com o passar dos anos, os Fricke receberam cerca de 20 crianças em sua família através do sistema de acolhimento familiar, e eles se divertem tentando lembrar o número exato. Cuidar dessas crianças é simplesmente parte da cultura da família, que inclui duas filhas adolescentes. Fricke usa sua loja como uma plataforma para ajudar de forma direta o Departamento de Serviços à Criança e à Família. Ele explica que “o departamento liga para dizer que tem pais de baixa renda chegando e precisam de um beliche para duas crianças. Postamos pedindo um beliche para duas crianças adotivas. E em 20 minutos, tínhamos um beliche na nossa porta. O poder dessa organização e das pessoas por trás dela é incrível”.

Os Fricke pretendem expandir a Fosters reStore com novas localizações em outras cidades. Em parceria com a Wish, eles querem alcançar mais pessoas e ganhar tração para essa missão. Depois do fechamento por causa da pandemia, a Fosters reStore está aberta novamente e continua a trazer normalidade e conforto para crianças em lares adotivos.

Cada dólar faz a diferença. Se você quer ajudar, doações para a Foster reStore podem ser feitas aqui.

Para saber mais sobre como participar do Wish Local, clique aqui.