Como uma loja que vende produtos essenciais na Itália está resistindo à pandemia do COVID-19

Enquanto muitas lojas de varejo fecharam durante a pandemia global do COVID-19, outros locais foram designados como serviços essenciais e permanecem abertos para atender às necessidades dos seus clientes em suas comunidades. Tabaccheria Pellegrino, uma tabacaria e loja participante do Wish Local, é uma empresa pequena que continua a servir clientes nestes tempos incertos. 

Localizado em Pescara, Itália, uma cidade costeira no Mar Adriático, Tabaccheria Pellegrino é uma pequena empresa familiar em operação desde 1962. Os irmãos Carla e Lino Pellegrino herdaram o negócio de sua mãe em 1985 e vendem produtos de tabaco, bilhetes de loteria e crédito de celular para os moradores da região local. Pescara entrou em isolamento social em 9 de março de 2020, e os Pellegrinos foram informados que poderiam permanecer abertos como um serviço essencial. Lino é grato por poder sair todos os dias, mas sente o tremendo peso do risco de saúde que essas saídas representam. “Estou preocupado. Se eu ficar doente, vou ser uma ameaça para a saúde da minha família. Embora tenhamos adotado todas as medidas de precaução, sempre há um risco.”

A partir do momento em que a Itália interrompeu a loteria e outros jogos que exigem que indivíduos permaneçam dentro das lojas, os Pellegrinos tiveram que adaptar seus negócios. Eles estão vendendo mais produtos de tabaco do que antes, incentivando os moradores locais a comprá-los em quantidade para evitar visitas frequentes. Eles também estão vendo um aumento nas vendas de bollettini postali. Os cidadãos da Itália que não têm cartões de crédito podem pagar suas contas de serviços públicos através do sistema bollettini postali, um programa executado pelo serviço postal. Durante a atual pandemia, os moradores estão escolhendo pagar suas contas em lojas locais como a Tabaccheria Pellegrino ao invés das agências de correios. Esta é uma vitória tanto para a loja como para a saúde pública. Ao evitar as longas filas lotadas nos correios, os clientes minimizam o risco de contágio. A Tabaccheria Pellegrino limita a entrada de seus clientes em sua loja, somente um cliente de cada vez. 

Antes da pandemia, a Tabbacheria Pellegrino era um local participante do Wish Local, que desfrutava do sucesso de ser um local de retirada de pedidos, agora aproveita o lançamento do programa Wish Atacado. “Tivemos ótimos resultados, vendemos a maioria dos itens comprados”, diz Pellegrino. Lino estima que 20% dos clientes do Wish Local Pickup se tornaram regulares em sua loja e que 40% dos clientes do Wish compraram da loja quando vieram retirar seus pedidos. Ao anunciar sua afiliação com o Wish Local nas mídias sociais usando projetos fornecidos pelo Wish, a loja sentiu um impulso tangível tanto no tráfego de clientes quanto nas vendas. 

 Diante da incerteza atual, Lino mantém seu espírito positivo ao “pensar que tudo isso acabará em breve, e [ele] poderá finalmente sair e manter [sua] missão BACA”.  (Pellegrino é um membro de longa data do BACA, um grupo internacional sem fins lucrativos que visa prevenir o abuso infantil.) Ele também dá este conselho aos colegas participantes do Wish Local: “Não desista, pensamento positivo, tudo isso acabará em breve se todos fizerem sua parte”.