Como um supermercado se tornou digital durante o distanciamento social

Quando o distanciamento social começou em Zapopan, México, em março, Rubén Castro Plascencia estava determinado a adaptar seu negócio para atender às necessidades da sua comunidade. Por ser uma empresa de produtos essenciais, a loja Mini Super Rubén foi autorizada a permanecer aberta para fornecer mantimentos e produtos de limpeza aos habitantes locais. Desde o início da pandemia do coronavírus, a Mini Super Rubén perdeu a sua clientela do dia a dia consideravelmente, então Plascencia procurou opções online para manter seu negócio aberto e prosperando.

Enquanto a demanda por seus produtos permaneceu alta, os clientes ficaram com medo de se expor fisicamente em sua loja. Por isso, Plascencia decidiu vender online e fazer entregas locais participando do Wish Local em janeiro de 2020. Desde então a sua loja teve um aumento estimado de 10% no tráfego clientes e uma taxa de conversão de 50% nas vendas aos clientes do Wish. Plascencia está usado o Venda na Wish , um programa que permite que pequenas lojas de varejo carreguem seus produtos para venda diretamente no aplicativo Wish. Ele diz: “Sim, eu uso o Venda na Wish.” Ele continua: “É um momento muito bom para começar a carregar produtos de limpeza e cuidados pessoais porque toda as pessoas em minha comunidade precisam desses itens essenciais… Minha experiência tem sido muito boa. É muito bom ver que eu posso vender meus produtos nesta plataforma enquanto faço outras coisas.”

Plascencia corajosamente faz entregas de produtos em domicílio para proteger os moradores vulneráveis da sua área. “É muito gratificante quando você recebe os agradecimentos e sorrisos das pessoas que estão em confinamento por serem de alto risco, seja por doenças imunológicas ou por idade. Nada se compara à satisfação de servir a minha comunidade.”

Ele opera seu supermercado há mais de 12 anos na cidade central do México. Quando ele soube que sua loja poderia ficar aberta, ele enfrentou o desafio, apesar de estar preocupado com sua própria saúde e segurança. “Estou feliz por poder servir e ajudar meus vizinhos nesta pandemia. Sinto-me comprometido com a minha comunidade e com a sociedade em geral”, disse Plascencia.

É possível que pequenas empresas de varejo nunca mais operem exatamente da mesma forma depois desta pandemia. As adaptações e inovações feitas agora serão vantajosas nos próximos anos. Plascencia oferece este conselho aos seus colegas proprietários de lojas: “O futuro do meu negócio e de muitos outros mudará para sempre depois desta situação. A opção de vender online chegou para ficar, precisamos crescer dessa maneira.”

Para saber mais sobre como vender os produtos da sua loja no aplicativo Wish, clique aqui.